domingo, dezembro 17, 2006

DESPERTARES E EMOÇÕES


Como já todos sabem, Fernando Lopes Graça completava esta semana 100 anos se ainda fosse vivo.


Dos vários grupos corais a que ao longo da minha vida pertenci ( hoje não pertenço a nenhum mas o saber e a emoção ficam para sempre, bem como a alegria, o convivio e o bichinho do cantar em coro ... ) houve um que me marcou para a vida mais do que os outros.


A altura era a de pós 25 de Abril e eu andava na escolariedade obrigatória, era o coro do Liceu D. Pedro V, repleto de gente jovem, voluntáriamente pertencente a este grupo e muito alegre, onde aprendemos muito mais do que o simples cantar em coro sem protagonistas mas todos como protagonistas.


Era também uma época onde o sentido e as tendências politicas eram deixadas para os mais velhos e nós, divertiamo-nos e brincavamos em conjunto e em equipa com as nossas vozes, de uma forma muito natural e entusiasmante. O Prof João ensinou-nos que a politica é dos politicos mas a música e as canções são de todos nós!


Os ensinamentos do professor João ficarão para sempre gravados nas nossas memórias e as emoções provocadas e os despertares conseguidos nunca mais serão esquecidos e ainda hoje sigo à risca os seus ensinamentos.


Das canções que mais me marcaram foram a que o poema se segue, cantámo-la numa celebre noite num encontro de grupos corais em São Domingos de Benfica. a letra é de José gomes ferreira e a música de Fernando Lopes Graça.


Acordai
acordai homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz.

Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações.

Acordai
acendei de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais.

Acordai!

Muito obg pelas emoções e despertares para uma vida que todos eles me proporcionaram e que hoje com orgulho ealegria posso partilhar!!

27 Comentários:

Às 17 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Eu prefiro o "Açordai", com alhinho, ovo e bacalhau, coentros e azeite. Consta q o Lopes Graça era tinha mau feitio. Não quero ser intriguista mas... Tb não vejo muito para o endeusarmos mas... Por ser Natal, sugiro, do mesmo LG, o "Confusa"
Cumprimentos
Américo Tinoco

 
Às 17 dezembro, 2006 , Blogger Bárbara disse...

Belo post, lana. È muito importante fazer lembrar pessoa com a grandeza de Fernando Lopes Graça.
beijinho.

 
Às 18 dezembro, 2006 , Blogger jguerra disse...

Não me recordo de Fernando Lopes Graça, talvez tenha ouvido músicas... não sei. tenho pessima memória para essas coisas, mas todo e qualquer grande homem, que tenha contribuído para a construção da nosa cultura, merece que se recordem dele. quando as recordações são positivas, ainda melhor.

 
Às 18 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

AMO OS POETAS PORTUGUES!
A nossa lingua na forma original, tem uma melodia q a modernização da nossa perdeu um pouco.

Querida:
Estou fazendo um update dos blogs para q sejam todos divulgados e visitados com frequencia.
eis o meu novo blog:

O SERVIÇO DE UTILIDADE BLOGAL ESTÁ ABERTO

http://ssrjupdatedblogs.blogspot.com/

ENTREM, LEIAM AS REGRAS E SE FOR DO SEU AGRADO, O ESPAÇO É DE TODOS!!!!

DIARIAMENTE TERÁ UM ESPAÇO PARA AS POSTAGEMS DO DIA, BASTA DEIXAR AVISADO !!!!!!!!!!!!

ESTOU TORCENDO PARA Q DÊ CERTO E NÓS NOS MULTIPLIQUEMOS !!!!!!!

 
Às 18 dezembro, 2006 , Blogger greentea disse...

acordai ! , que já é tempo disso .

Tem um bom dia.

 
Às 18 dezembro, 2006 , Blogger wicky disse...

então bons dias ao despertar !

 
Às 19 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Saudações
Os professores, verdadeiros mestres na arte da paciência com os alunos. Tive ótimos professores, e guardo boas lembranças deles. Alguns ensinaram-me mais do que a matéria que ministravam. São lições que ficam para a vida inteira.
Abraços

 
Às 19 dezembro, 2006 , Blogger Lana disse...

Olá a todos. muito obg pelos vossos comentários
Tinoco ... tenho pena que n tnhas 1 blog para que pudessemao trocar uams bolas
sim ele tinha mais feitito mas é mais da canção e dos ensinamentos do m professor que á sua boleia e n dele em si que partilhei como deves ter percebido.

 
Às 20 dezembro, 2006 , Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Olá Lana!!!

Eu adoro Portugal e adoro Lisboa!!! Foram ótimas semanas de descanso e passeios, em companhia de pessoas agradabilíssimas, amorosas e especiais. Portugal me estimula em todos os sentidos e voltarei em breve!!!

Também quero te agradecer pela visita e te desejo muitas coisas boas para teu novo ano!!!
Muitas felicidades e sucesso para teu 2007!!!

Beijos,
Cris

 
Às 20 dezembro, 2006 , Blogger Defensor disse...

Saudações Lana
Explico: nossos Congressistas fizeram projeto de elevar seus vencimentos em quase 100%, daí a indignação de minha postagem, além do naris de palhaço, pois é isso que eles pensam que nós, o povo, somos: palhaços. Foi convocada uma "blogagem coletiva", todos os blogueiros falando disso, cada um a sua maneira. Como estou perplexo e furioso com a situação, achei melhor mandá-los para o inferno!
Abraços
PS= próximo post prometo um post mais "light"

 
Às 20 dezembro, 2006 , Blogger Defensor disse...

Correção: nariz, com Z
Abraços e fica em paz!

 
Às 20 dezembro, 2006 , Blogger Serenidade disse...

Um bom Natal cheio de amor, saude e alegria e muita serenidade. Eu prefiro dormir, estou a precisar...

Um beijinho sereno e natalicio.

 
Às 21 dezembro, 2006 , Blogger filipelamas disse...

Excelente homenagem!

 
Às 21 dezembro, 2006 , Blogger The Lone Beader® disse...

Hi Lana!! Thanks for your comment on my blog! Don't be a stranger, and have a happy holiday:)

 
Às 21 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Bom, sou novato no "ramo", mas posso dizer que isso é muito poético e interessante ...

 
Às 21 dezembro, 2006 , Blogger Pedro Leite Ribeiro disse...

Obrigado pela visita e pelo elogio ao blogue! Feliz Natal e muito rock and roll!

 
Às 21 dezembro, 2006 , Blogger rui disse...

olá Lana

Vim desejar-te um Feliz Natal, cheio de Paz e com muita Alegria

Beijinhos

 
Às 22 dezembro, 2006 , Blogger Defensor disse...

Saudações Lana!
Passei pra avisar que tem post novo por lá, apareça, lindinha!
Beijos

 
Às 23 dezembro, 2006 , Blogger Serenidade disse...

Um Feliz Natal e Um Ano de 2007 repleto de Amor, ttudo o resto virá por acréscimo.

Um beijinho sereno.

 
Às 23 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Olá!!!
♥ To passando para desejar...

________ ♥ ▓ ♥ FELIZ NATAL e
_______ ♥ ▓▓▓ ♥ um ótimo ANO NOVO
______ ♥ ▓▓▓▓▓ ♥ Que nesse novo ano
_____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓ ♥ possa vir
____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ cheio de amor,
___ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ paz,
__ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ saúde e
_ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ muita felicidade...
♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ Que vc consiga realizar
_________███ ________ todos os seus sonhos
_________███ ________♥ ♥ FELIZ NATAL! ♥ ♥
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

••UM 2007 RECHEADO DE COISAS BOAS!!!••

MUACCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

SONIA SSRJ

 
Às 23 dezembro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Bom, estou passando pra lhe desejar um Feliz Natal um próspero 2007!

 
Às 24 dezembro, 2006 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

Texto muito bom, bem estruturado e...em português correcto!!!

Lana, sabes que fui estrear o D.Pedro V ? É verdade, fiz lá o 3º ciclo (6º e 7º anos na altura) e de lá saí em 1970.
Por pouco que éramos colegas, hein? Morava na altura numa transversal da Av.Columbano B. Pinheiro, quase em frente ao Baloiço.

Pois é, também sempre gostei de cantar e pertenci durante um ano (não gostava de nada que me prendesse muito) ao orfeão do Liceu. O professor era um senhor já muito velhote, não me lembro do nome.
Chegaste a conhecer o Prof. de Alemão e Director de Ciclo João Cidreiro Lopes? Éramos muito amigos.
Bom, desculpa lá este "lençol" de memórias, mas o teu artigo despertou-mas...

Já agora, o poema do J.G.Ferreira é óptimo e juntando-lhe a música de Lopes Graça...estou mesmo a ver o efeito espectacular gerado.

Um abraço e um Natal Feliz.
Jorge P. Guedes

 
Às 02 janeiro, 2007 , Blogger Vitor disse...

Eu estava lá!!!
Que surpresa encontar isto na net. Grande homenagem ao prof. João que a mim também me ensinou muito. Cada vez que canto esta música, arrepiu-me todo.
Nunca mais vi ninguém do coro com muita pena.
Bom ano.
Vitor (4ª voz)

 
Às 02 janeiro, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Vitor
não sei como te encontrar !!
não tens blog ou se tens n consigo ter acesso !!
eu sei quem tu és!!
eu tb ainda me arrepio cd vez que canto isto.
1 sorriso luminoso
Lana ( 2ª voz - contralto )

 
Às 02 janeiro, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

ps:
aind por cima temos vozes complementares !!

 
Às 03 janeiro, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

A mensagem-de-ano-novo do meu grande amigo Vítor, que muito me agradou, não me surpreendeu nem arrepiou. Essas sensações ficaram reservadas para o momento em que segui o link que me enviou e voltei a sentir de perto o calor do coro, do professor João, do 'Acordai'... como se todo o coro estivesse a cantar a plenos pulmões dentro do meu cérebro.
Vejo que todos ficámos marcados pelos intervalos de vinte minutos passados na sala de música!
FELICIDADES!
João (4ª voz)

 
Às 03 janeiro, 2007 , Blogger Lana disse...

OLÀ JOÂO!!
um dia temos de nos encontrar e cantar em plenos pulmões seja lá o que for ...
isto está a ser cada vez melhor
ainda bem que este passado se tormou presente.e tens muita razão ... como se rodo o coro cantasse dentro de nós ...
Herminia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial