terça-feira, junho 19, 2007

UMA PERSPECTIVA ...


Nunca tinha visto a ponte sobre o Tejo ( 25 de Abril - Salazar) sob a perspectiva "linha do combóio", mas um destes dias, muito recentemente, por razões profissionais, tive de a atravessar neste maravilhoso meio de transporte.


O mar/rio parecia estar mais perto, existem escadas na ponte que regularmente aparecem a subir ( ous a descer) dos lados da ponte, o Cristo-Rei fica mais acima parece que vai atingir o Céu, os barcos parecem maiores e mais rápidos, quase que se podem tocar com mão. Enfim, tudo parece mais próximo e maior.

O combóio para mim constitui um meio de transporte romantico/profissional muito engraçado, onde todos vamos tão próximos quanto distantes, com atenção a tudo, ou a nada, e onde podemos ir concentrados em assuntos de diversas ordens e variedades.
Traz-me à lembrança os livros de Eça e as viagens que os seus personagens muitas vezes realizavam no meio de enredos intrigantes, ou ainda, a Índia, onde há pessoas a literalmente "transbordar" destes veículos, como a água que transborda de um copo.

É uma viagem agradável onde se pode "pôr a escrita em dia" de diversas formas:
  • conversando com alguèm conhecido,
  • lendo "aquele" livro que deveriamos ter lido há 2 meses,
  • conversando com o vizinho do lado que não conhecemos mas que inicou uma conversa mundana, ou politica, ou futebolistica, ou de outra natureza qualquer connosco,
  • lendo uma revista cor-de-rosa, ou azul ou multicolor, que comprámos na tabacaria antes de embarcar,
  • passando os olhos pelo jornal do vizinho que está no banco da frente ou no banco do lado, (no banco de trás não dá muito jeito...),
  • falando ao telemovel ou enviando sms,
  • trabalhando no portátil para terminar "aquela" apresentação para hoje,
  • ou pura e simplesmente admirando a paisagem absortos nos nossos pensamentos.

É por tudo isto, para mim, uma viagem fantástica, e, seria ainda anti-stress se um grupo de pessoas que entraram 3 ou 4 paragens depois da "minha" não viessem a fazer um chinfrim infernal, em discussão acesa sobre horas extra pagas que o patrão quer que eles, e elas, façam.

Bom, e aqui termina a minha viagem por hoje ... vou sair para o mundo real pois já tenho ali alguém a acenar-me de fora da janela, com um sorriso de "bem-vinda"... é bom saber ...

Até mais ver !





11 Comentários:

Às 19 junho, 2007 , Blogger Meg disse...

Lana,
Venho agradecer a visita e as palavras simpáticas que deixou n'A Recalcitrante.
Ao mesmo tempo venho também conhecer este espaço, de que gostei, e que passará a fazer parte do meu roteiro.
Um abraço

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger jguerra disse...

O comboio tem tanto de romântico como de esquizofrénico. talvez um dia me lembre de dizer porquê no blog. Mas incitaste-me a isso. LOL
Fico contente por voltares. Grande beijão.

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger Ana M. disse...

Já tinha sentido a ausência, mas sei como o tempo às vezes escasseia...
Adoro viajar de comboio.
Ler e ouvir música (ainda no meu velhinho cd portátil...)é a melhor receita para umas horas de viagem.
Se a paisagem for bonita, a música chega, tendo a vantagem de nos isolar dos elementos mais ruidosos que, nos dias que correm, estão por toda a parte...
Já num desse comboios da Índia, ninguém me apanha. Muito pitoresco, mas só na tela...

Beijinho

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger Diva disse...

Pois, é bom saber... Bem-vinda também ao meu canto... Gostei muito do teu comentário... Ando numa fase triste mas sei que passará. Entretanto hei-de ir lendo teus textos bem dispostos e alegres :)

Beijo enCANTAdo

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger Mig disse...

É sempre boa a segurança do destino traçado e encarrilado. Deixa-nos espaço para pôr a escrita em dia.

Para nós... os que não têm essa sorte... contentamo-nos com os posts que dela surgem.

Abr.

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger Lana disse...

Meg bem-vinda!
Kim, Sininho, Diva e Mig é tão bom ver-vos aqui.
1 sorriso luminoso e obg pelos vossos comentários.

 
Às 19 junho, 2007 , Blogger Haddock disse...

ai que alegria, um post novo e logo sobre o tejo!!!
há cerca de dois anos atrás, sem qualquer motivo para ir até à margem sul, aproveitei e fiz essa viagem. cheguei à primeira paragem da outra margem e regressei para rever a paisagem... lindo!!
as melhores vistas sobre lisboa são da ponte e do ar, quando aterras de dia e a rota te proporciona aquela curva alargada sbre o tejo até à portela... que saudades vou ter disso quando mudarem o aeroporto!!
bem vinda!!
e convidava-te para um jantar supimpa no el bulli, mas os fregueses lá do sono revoltaram-se com a ideia de culinária minimalista e parece que só vamos ter bife com batatas fritas e ovo a cavalo lá mesmo por casa...
mas és sempre muito bem vinda, lana!

 
Às 20 junho, 2007 , Blogger Espirito da Lua disse...

Gostei ,,, esta muito giro;)

Bj Lua

 
Às 20 junho, 2007 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

Ó Lana, ainda ontem aqui estive econtinuava só o poison!...
Hás-de ter publicado este depois de eu sair, sua malandra!

Ora aqui deixaste uma perspectiva do rio que não conheço. Nunca fui nesse combóio, para dizer mesmo a verdade...nunca sequer o vi! que horror?! mas é verdade! Moro em Lisboa mas faço aminha vida ou em casa ou para os lados de Sintra, por isso...

Bom regresso ás lides!

Um bjnh. pleno de luz!

 
Às 20 junho, 2007 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

"...às lides...", obviamente! Gralhas de dactilografia!

 
Às 05 julho, 2007 , Blogger TG disse...

como sou um pouco cusco, andei um pouco por aqui, a ver o que encontraria, deparei-me com este texto, talvez seja porque as viagens de comboio façam parte dos meus dias, e por todas elas serem diferentes, sem nos apercebermos...gostei muito por aqui passar...assim como agradeço o comentário.

voltarei pq me senti muito bem por aqui :)

um abraço
Tiago

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial